1 2 3 4

23 de out. de 2011

“Quero fazer com que as pessoas pensem” diz Felipe Neto

Lílian Stein


Estagiária de Jornalismo

São quase 30 milhões de visualizações no YouTube, 377 mil seguidores no Twitter e uma indicação ao prêmio de Webstar na próxima edição do VMB. Felipe Neto é um fenômeno. O carioca de 22 anos ganhou fama graças aos vídeos em que, a partir de monólogos, contesta outros fenômenos da atualidade – desde o cantor Fiuk e suas constantes declarações de amor às fãs até o romance irreal entre Bella e Edward, da série Crepúsculo.

Felipe Neto, que se define como blogueiro, escritor, ator e designer gráfico, criou a série “Não faz sentido” para falar de assuntos em pauta no momento. Sua irreverência o transformou em celebridade com rapidez digna da era da instantaneidade. Sua marra e arrogância conquistaram seguidores que viam em seus vídeos uma oportunidade de se mostrar contrários a tudo o que, hoje, é considerado “modinha”.

Justin Bieber, Fiuk, Crepúsculo, pessoas que escrevem errado. Todos já foram alvo do discurso de Felipe. Sua popularidade é prova de que, ao mesmo tempo em que grande parte se identifica com suas opiniões – que ele garante serem verdadeiras, ainda que os vídeos sejam interpretações –, muitos fãs de suas vítimas o veem como um charlatão/monstro. É o que pensa uma catarinense de 13 anos, em um vídeo que também se tornou hit da web.

O conteúdo dos vídeos de Felipe Neto é bastante simples. São declarações, muitas vezes infantis, facilmente compreendidas pelo publico que tem acesso ao material. Aproveitando temas do momento e criando com base em piadas prontas, ele fala o que todo mundo já sabe, mas precisa ouvir e, principalmente, compartilhar. Suas opiniões, ainda que despertem a ira de muitos, fazem todo o sentido.
O Portal3 conversou com o carioca. Confira:

Portal3: De onde surgiu a ideia de fazer vídeos que mostrassem a parte “sem sentido” de vários fenômenos da atualidade?

Felipe Neto: A ideia de fazer um programa pro Youtube surgiu da minha vontade de atuar e escrever somada ao meu desejo de criar um projeto interessante na internet. É a mistura de algumas das minhas paixões: a interpretação, a escrita e a web.

Portal3: Quais são as suas referências?

Felipe Neto: No cenário internacional: Johnny Depp, George Carlin e Jim Carrey. No cenário nacional: Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Fernanda Montenegro.

Portal3: Em alguns de seus vídeos, é possível ver livros de Richard Dawkins (cientista britânico célebre pela sua defesa do ateísmo, em livros como Deus, um delírio). Você gosta do autor? Qual o motivo para que, especificamente, os títulos dele apareçam?

Felipe Neto: Sou um grande apreciador de todas as obras do Richard Dawkins, é um cara fenomenal com uma visão incrível do ser humano, mostrando que as razões de estarmos vivos e a alegria de viver podem estar presentes apenas em nós mesmos, sem a necessidade de interferência de algo exterior.

Portal3: Os vídeos têm resultado em retorno financeiro? Como?

Felipe Neto: Hoje em dia eu vivo dos vídeos e das consequências naturais da repercussão deles. Recebo por campanhas publicitárias e pelo programa de parceria do Google, que paga de acordo com a quantidade de cliques nos anúncios que aparecem nos vídeos.

Portal3: Ao mesmo tempo em que você nada contra a corrente e se mostra contrário a pensamentos de massa (como a adoração a Crepúsculo, por exemplo), você segue uma linha de pensamento que faz com que outra grande parte do público se identifique com seus vídeos. Considera-se um formador de opinião?

Felipe Neto: Tudo o que existente no universo causa alguma influência. Não gosto do termo “formador de opinião”, pois não quero formar a opinião de ninguém, quero apenas fazer com que as pessoas pensem. Sou uma influência, assim como tudo ao redor de todos os seres humanos.

Portal3: O que não faz sentido em Felipe Neto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e volte sempre! Mostre que esteve aqui, escreva um comentário. Sua opinião é importante para nós, deixem suas críticas, sugestões de postagens, declare sua admiração!